Fé Bahá’í

  • Apresentação
  • Sites na Internet
  • Livros Indicados

Apresentação

Material enviado pelos colegas
Edvaldo Andrade, Marcos Spinassé, ou baseado nos
sites www.bahai.org e www.bahai.org.br

O QUE É A FÉ BAHÁ’Í ?

A Fé Bahá’íé a mais jovem das religiõs mundiais independentes. O seufundador, Bahá’u’lláh(1817-1892), é considerado pelos bahá’ís como o maisrecente na linha dos Mensageiros de Deus, que remonta aos primórdiosda história e da qual fazem parte Abraão, Moisés,Buda, Zoroastro, Cristo e Maomé.

O tema central da mensagem de Bahá’u’lláh é o conceitode que a humanidade representa uma única raça e que échegado o dia de sua unificação em uma única sociedadeglobal. Deus, declarou Bahá’u’lláh, pôs em marcha forçashistóricas que estão rompendo as barreiras tradicionais deraça, classe, credo e nação e que irão, nodevido tempo, dar à luz uma civilazação universal.O principal desafio que se coloca aos povos do mundo é aceitar arealidade da unidade do gênero humano e auxiliar os processos desua unificação.

Um dos propósitos da Fé Bahá’í é contribuirpara que isto se torne realidade. Uma comunidade mundial formada por cercade 5 milhões de bahá’ís, representando a maioria dasnações, raças e culturas da Terra, está trabalhandopara conferir aos ensinamentos de Bahá’u’lláh um resultadoprático. A experiência desta comunidade é uma fontede encorajamento para todos aqueles que compartilham de sua visão,segundo a qual a humanidade é uma única família globale o planeta, a sua terra natal.

  • ENSINAMENTOS BÁSICOS
  • Onde está?
  • … e no Brasil?
  • A Comunidade Bahá’í atua com as Nações Unidas?
  • O que ensina a Fé Bahá’í?

ENSINAMENTOS BÁSICOS

ahá’u’lláhensinou que há somente um Deus e que as sucessivas revelaçõesde Sua vontade à humanidade têm sido a principal forçacivilizadora da história. Os agentes deste processo têm sidoos Mensageiros Divinos, a quem os homens têm considerado fundadoresde sistemas religiosos separados, mas cujo propósito comum tem sidoconduzir a raça humana à maturidade moral e espiritual.

A humanidade agora está se aproximando do seu período dematuridade. É este fato que torna possível a unificaçãoda família humana e a edificação de uma sociedadepacífica e global. Entre os princípios que a Fé Bahá’ípromove como vitais à conquista desta meta encontram-se os seguintes:

O abandono de todas as formas de preconceito.
A plena igualdade de direitos e oportunidades entre homens e mulheres.
O reconhecimento da unidade e da relatividade da verdade religiosa.
A eliminação dos extremos de pobreza e riqueza.
A concretização de uma educação universal.
A responsabilidade de cada indivíduo na pesquisa independenteda verdade.
O estabelecimento de uma federação mundial de nações.
O reconhecimento de que a verdadeira religião está emharmonia com a razão e com a busca do conhecimento científico.

Onde está?

A Comunidade Bahá’í com aproximadamente 6 milhões de adeptos, é a segunda religião mais difundida no mundo, superada apenas pelo Cristianismo, conforme afirma a Enciclopédia Britânica. Os bahá’ís residem em 178 países do mundo, em praticamente todos os territórios e ilhas do globo.

… e no Brasil?

A primeira pioneira bahá’í

A Comunidade Bahá’í está estabelecida no Brasil desde fevereiro de 1921, com a vinda da Sra. Leonora Holsapple Armstrong. A Sra. Armstrong faleceu na Bahia, em 1980 e desde aquele ano, Assembléias Legislativas Estaduais e Câmaras Municipais de Vereadores de diversas capitais e cidades brasileiras a têm homenageado concedendo seu nome a praças e logradouros públicos, dentre estas, citamos Manaus, Vitória, Natal, Rolândia, Londrina, Juiz de Fora. Hoje os bahá’ís formam um contingente de aproximadamente 47.000 pessoas, das mais diversas classes sociais, culturais e econômicas, residentes em aproximadamente 1.215 cidades e municípios brasileiros, em todas as regiões.

Homenagem ao fundador da Fé Bahá’í
O Congresso Nacional do Brasil homenageou Bahá’u’lláh, o Fundador da Fé Bahá’í, em concorrida Sessão Solene realizada no dia 28 de maio de 1992, ano do centenário de Seu falecimento, ocasião em que representantes dos diversos partidos políticos discursaram sobre a vida e os ensinamentos de Bahá’u’lláh, e publicou, em seguida, um livro contendo todos os pronunciamentos dessa magna Sessão Solene.
Bahá’ís presenteiam o Rio com seu belo monumento durante a Eco 92
Ainda em 1992, durante a realização da Conferência Mundial para Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Eco 92, a Comunidade Bahá’í dirigiu a palavra a todos os Chefes de Estado e Governo na Conferência Oficial e ofereceu à cidade do Rio de Janeiro e a todos os que promoveram a Conferência Mundial, o belo monumento em forma de ampulheta, dedicado à Paz Mundial, estabelecido no Aterro do Flamengo, e concebido pelo renomado artista Siron Franco, ele também um membro da Comunidade Bahá’í. Na cintura do monumento, foi colocada porções de terra de 85 países, exemplificando a conhecida frase de Bahá’u’lláh de que “a terra é um só país e os seres humanos seus cidadãos”.
Diversos projetos sociais e econômicos são dirigidos por bahá’ís
A Comunidade Bahá’í é reconhecida no Brasil por estabelecer projetos de desenvolvimento econômico e social em diversas regiões do país. Por exemplo, em Brasília (DF), criou a ESCOLA DAS NAÇÕES, que propicia uma educação voltada para conceitos de unidade da humanidade e de cidadania mundial; em Manaus (AM), possui a ESCOLA VOCACIONAL MASSROUR; em Iranduba (AM) estabeleceu o INSTITUTO POLITÉCNICO RURAL; na Ilha do Marajó, em Salvaterra (PA), ofereceu àquela coletividade o CENTRO EDUCACIONAL DE SALVATERRA; no interior do Estado de São Paulo dirige a ASSOCIAÇÃO MONTE CARMELO, destinada a educar crianças carentes e tem o seu CENTRO EDUCACIONAL BAHA’Í SOLTANIÉH. Na Bahia, possui diversos projetos de desenvolvimento para as populações carentes na periferia de Salvador, dentre outros mais.

A Comunidade Bahá’í atua com as Nações Unidas?

A Comunidade Bahá’í é a primeira organização não-governamental formalmente acreditada junto às Nações Unidas, há cerca de 50 anos, apoiando todas as ações das Nações Unidas para o estabelecimento da paz mundial, tolerância e o entendimento entre os povos do mundo.
Em 1986, designado pelas Nações Unidas como sendo o Ano Internacional da Paz, a Comunidade Bahá’í do Brasil recebeu a máxima distinção daquele importante Ano Internacional como “Mensageira da Paz”, em documento oficialmente expedido pelo Secretário-Geral das Nações Unidas, Dr. Javier Perez de Cuéllar.

O que ensina a Fé Bahá’í?

A Unidade da Humanidade: “… hoje todos os horizontes do mundo estão iluminados com a luz da unidade… fomos criados para levar avante uma civilização em constante evolução…”
A livre e independente busca da verdade: “A luz é boa, não importa em que lâmpada brilhe… uma flor é bela, não importa em que jardim floresça…”
A eliminação de todas as formas de preconceitos e discriminação: “…somos as folhas e os ramos de uma mesma árvore… as gotas de um único mar…”
A igualdade de direitos e oportunidades para o homem e a mulher: “A humanidade assemelha-se a um pássaro, uma asa é o homem e a outra, a mulher. O pássaro não pode alçar vôo sem o equilíbrio dessas duas asas…”
A harmonia essencial entre a religião, a razão e a ciência: “A verdade é uma só e é indivisível… o progresso da humanidade depende desses fatores…”
Educação compulsória universal: “O homem é uma mina rica em jóias de inestimável valor, a educação, tão somente, poderá fazê-la revelar seus tesouros…”
A revelação divina é progressiva: “Deus é um, a religião é uma, a humanidade é uma… o objetivo da criação humana é conhecer e adorar a Deus… Todas as religiões provêm de um mesmo Deus…”

Sites na Internet

Fé Bahá’í no Brasil – www.bahai.org.br
Fé Bahá’í no Mundo – www.bahai.org
One Country – www.onecountry.org
Bahá’í International Community – United Nations – www.bic-un.bahai.org
BCAA’s List of Communities – www.bcaa.org/communities
Os Bahá’í de Portugal – www.bahai.pt

Livros Indicados

Através de livrarias ou por solicitação à

EDITORA BAHÁ’Í DO BRASIL
Caixa Postal 198, Mogi Mirim (SP)
Fone/Fax (019)862-2507.
http://www.bahai.org.br/editora/
Comunidade Bahá’í do Brasil
Caixa Postal: 7035
CEP 71619-970, Brasília, DF
Fax: (61) 364-3470
Tel: (61) 364-3594

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *